COLÉGIO

PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO:
Contextualização: os conteúdos não são apresentados de maneira direta, mas a partir de uma situação que permite a identificação ou a aplicação de conceitos, fórmulas, princípios.
Aprendizagem em progresso: o aluno não aprende tudo de uma vez; deve-se respeitar a faixa etária, o ritmo, a maturidade cognitiva e a realidade social.
Professor como mediador: o professor é o orientador da aprendizagem e faz a mediação entre o Conhecimento e o aluno, adotando as estratégias que facilitem a aprendizagem.
Aluno como produtor do conhecimento: o aluno não recebe o conhecimento pronto para ser memorizado, mas as ferramentas necessárias para lidar com as informações e apropriar-se do conhecimento.
Sociointeracionismo: a aprendizagem está condicionada às relações que se estabelecem na sala de aula e no espaço da escola, pelo fazer cotidiano do professor e de seus alunos.
Alinhamento pedagógico: as disciplinas têm eixos estruturadores próprios contemplados em todas as séries e intercaladas entre si.
O ALUNO QUE QUEREMOS FORMAR:
- O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade.
- A capacidade de utilizar, crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo.
- A compreensão dos processos naturais e o respeito ao ambiente como valor vital, afetivo e estético.
- O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação à saúde e à sexualidade.
- A autonomia, a cooperação e o sentido de corresponsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos.
- O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais.
- A competência para atuar no mundo do trabalho dentro de princípios de respeito por si mesmo, pelos outros e pelos recursos da comunidade.
- A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação de forma sistemática e assistemática.